Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/tripliceagencia/www/rs/admin/conexao.php on line 13
Tríplice | Escola e Agência de Modelos
Por Marcus Vinicius Machado da Silva
BÉLGICA

Como seria bom que todos entendessem que as viagens independentes são muito mais interessantes que aquelas produzidas pelas agencias... (levando em conta sempre a relevância das agencias de turismo e sua seriedade) me refiro a informalidade, a quebra de regras, aquele corre-corre que não se entende muito a ponto de que se quiser realmente compreender o tour que fez, tem que recorrer posteriormente à internet e fazer a busca dos locais lendo as respectivas informações.... Estando acompanhado apenas de um mapinha básico, sem “GPS, bússolas, termômetros e guarda-chuva tal qual referia Jorge Luis Borges em um de seus poemas denominado INSTANTES”.

Na verdade acredito que é daí que nasce o espírito de mochileiro não é mesmo?

Nunca quis, nunca planejei, nem nunca pensei ir à Bélgica. As únicas noções que eu tinha da Bélgica era que Bruxelas era a capital do Parlamento Europeu e também na sua tradição na fabricação de cervejas seculares.

Partindo disto gostaria de compartilhar com vocês uma interessante viagem que realizei em outubro de 2009 para a Bélgica fazendo referencia a 2 lindas cidades: Bruxelas e Brugges.

Bruxelas é uma cidade cosmopolita, onde muitas culturas diferentes vivem juntas. A cidade oferece diferentes estilos arquitetônicos. Catedrais góticas e igrejas, ou bela arte nouveau e art déco casas. O coração de Bruxelas é a Grand Place ( Grote Markt ). Esta histórica praça do mercado é uma das praças mais bonitas da Europa.

Como eu estava sendo acompanhado por um grupo de amigos belgas fui convidado a visitar uma taberna com mais de 500 anos onde ali se comercializa mais de 2000 mil tipos de cervejas de todo o mundo... os belgas orgulham-se da sua rica cultura cervejística. Há mais de 1 500 tipos de cerveja belga. Geralmente é dito (principalmente pelos belgas) que as cervejas da Bélgica são particularmente excelentes. Cada variedade da cerveja belga é servida em um copo específico. A forma e tamanho do copo varia, e tem o efeito de acentuar o sabor daquela cerveja em particular...a caminho da taberna entramos numa rua escura e silenciosa muito estreita com acesso restrito para pedestres e em seguida chegamos na tal taberna....parecia que eu estava sendo conduzido a um calabouço. Chegamos a um predio bastante antigo e começamos a descer uns 2 andares até chegar a uma portinha de madeira rudimentar..chegando ali fiquei surpreso com o que vi: um mega espaço com aproximadamente umas mil pessoas(80% turistas) fazendo a maior festa e claro bebendo todo o tipo de cerveja possivel....o lugar era impressionante.....toda a temática do lugar era composta de marcas de cerveja de todo o mundo na parede e no teto, a decoração era composta de cédulas(dinheiro) com dedicatória e flamulas de paises...somente o cardápio acredito que tinha umas 500 paginas...Cervejas brasileiras haviam 5 marcas...meus amigos belgas recomendaram que eu experimentasse as cervejas campeas mundiais de 2006 e 2007...muito bom. Sem comentários....que segundo eles eram Belgas...hehe..estes Belgas....enfim..esta é uma recomendação que dou sobre Bruxelas.....penso que é interessante sair um pouco dos roteiros comerciais e ver o lado mais “intimo” de um lugar turistico...como disse Woody Allen. “ Nem só de pão vive o homem, as vezes necessitamos de um trago”.... é bastante provável que se eu não estivesse na companhia de Belgas ficaria refém dos pontos turísticos Clássicos!!!... Salud, Saúde, Prost, Cheers, Santé!!!

Sobre Bruges (BRUGGES)

E ai pessoal seguindo nosso turismo virtual pela Bélgica quero comentar alguma coisa sobre esta cidadezinha de aproximadamente 100 mil habitantes e que foi a Capital Européia da Cultura em 2002, é mole….maior cidade da província de Flandres Ocidental , na região flamenga da Bélgica. Ele está localizado no noroeste do país.

Brugges é um verdadeiro Conto de fadas. A cidadezinha toda te leva a época medieval, te transporta para o século XII, onde era a rota mais importante do comércio, com o porto mais usado nessa parte da Europa, principalmente para os navios da Grã – Bretanha. Imaginem a atmosfera... ! Século XII, porto de navegantes, feiras medievais por todos os lados etc. etc. etc...

Depois no século 19, os canais com o mar reabriram e a cidade começou novamente a florescer e conseqüentemente a receber milhares de turistas todo ano. Por ser uma cidade medieval, histórica e toda ligada a canais, ela é considerada uma das cidades mais românticas do mundo. Galera a cidade é imperdível. Gostaria de fazer 3 destaques sobre Brugges: O primeiro são as lojinhas que vendem chocolates e cafés(‘chocolaterias”)....são incríveis, com aquele cheirinho de chocolate e café misturado, com ambiente super acolhedor e com uma infinita variedade de chocolates a oferecer...claro que tudo aliado a um preço elevadissimoooooooo.....a outra referencia que faço são dos canais da cidade(Veneza do Norte) e suas pontes medievais e por últimos as ruas estreitas, o astral acolhedor, a arquitetura medieval, as tabernas, ruas de pedra aonde nos da a sensação que o tempo parou....como falei antes Bruges é imperdível galera!!!!